domingo, 27 de julho de 2014

CIA. CENABERTA GANHA 1º LUGAR NO FESTIVAL ALDEIA JIQUITAIA 2014

A Cia. Cenaberta de Teatro participou do Festival de Teatro-esquetes Jiquitaia 2014, promovido pelo SESC - Tocantins, no último dia 26 de julho de 2014.
Com a peça "Conversa na Estação", adaptada da obra homônima de Luís Fernando Veríssimo, a CENABERTA levou o Primeiro Lugar entre as montagens apresentadas.
"A cada ano, o nível dos trabalhos eleva-se e confere ao evento uma qualidade cênica maravilhosa. Toda participação da CENABERTA neste projeto do SESC é muito gratificante", comenta o diretor do espetáculo Kaká Nogueira.

Já a atriz Bell Gama, conclui que: "levar o prêmio de melhor espetáculo este ano foi uma grande honra em razão da altíssima qualidade das apresentações".

Nos agradecimentos pelo prêmio, o ator Bruno Barbosa, de 9 anos, emocionou a platéia do teatro ao revelar que ali foi a sua estreia no teatro. "Espero que eu ainda pise muito nesse palco", declarou o menino.

SINOPSE:
A comédia "Conversa na Estação" mostra a impaciente Dona Raimunda, mulher matuta que aguarda a chegada do ônibus naquela estação e tenta estabelecer diálogo com um professor de língua portuguesa. O homem não tolera as inúmeras falhas de pronúncia cometidas por ela, corrigindo-a constantemente, o que vai lhe deixando extremamente irritada e, então, ela perde totalmente a paciência.

FICHA TÉCNICA
Texto: Luís Fernando Veríssimo
Adaptação: Cia. Cenaberta de Teatro
Direção: Kaká Nogueira
Elenco: Bell Gama, Bruno Barbosa e Thiago Omena
Figurinos: Bell Gama
Sonoplastia: Thiago Omena
Cenário e Iluminação: Kaká Nogueira
ascom Cia. Cenaberta

quarta-feira, 23 de julho de 2014

ESPETÁCULO TORRENEGRA VEM AÍ, EM NOVA TEMPORADA!

TORRENEGRA  está de volta com temporada programada no Teatro Fernanda Montenegro para novembro de 2014, em Palmas - TO. O espetáculo da CIA. CENABERTA DE TEATRO é uma peça que, através da comédia, lida com a iminência da morte e as motivações do amor incondicional. E dá uma fissura nesta corda cheia de nós que é a ganância do homem.


Aonde chega o homem que vê a morte rodeando a quem mais ama?

Um trio de bandidos tem uma dinheirama na mão. Mas não há tempo ou espaço para gastá-la. 


"Tinha tudo para ser um plano perfeito mas..."

TORRENEGRA já conquistou um público de mais de seis mil espectadores desde 2009, quando foi produzido pelo Grupo de Teatro Cenaberta. O espetáculo percorreu várias cidades nos Estados do Tocantins, Roraima, Pará, Amapá, e foi também o primeiro espetáculo tocantinense a participar do Festival Internacional de Curitiba - PR (2010), mediante seleção. Esta primeira montagem foi premiada pelo Banco da Amazônia - BASA.
O ELENCO:
KAKÁ NOGUEIRA

Atuou em mais de 10 espetáculos teatrais, entre eles: Paixão de Cristo (1996/2002); O Morto Vivo (1997); Belfagor (2002); Tupy or Not Tupy (2002/2004); O Diagnóstico (2005); O Salto (2006/2008); O Resgate de Roseline Brow - o musical (2007/2008); Torrenegra (2009/2014); Sol nos Olhos (2010) e Dias Difíceis (2011/2014). No cinema participou do longa "Xingu" - O2 Filmes (assistente de produção - 2010); Boletim de Ocorrência - "B.O" - TC Filmes (ator - 2014), além de vários outros espetáculos, comerciais, curtas-metragens e vídeos publicitários. Ganhou o prêmio de melhor ator no Festival Jiquitaia de teatro-esquetes SESC/TO 2012. Também é diretor teatral, produtor e gestor cultural.
PAULO VIEIRA
Ator, comediante, cantor e compositor. Estreou aos 12 anos em "como educar os pais" com o grupo Brasiliense "quem? Nós?". Fez parte do grupo de teatro criarte por 4 anos, onde montou vários trabalhos como: "Pluft o fantasminha", "Julio César", "Medeia" e "Gota d'água". Na TV, é contratado do canal Multishow, onde ganhou o prêmio multishow de humor (2014). Já participou dos programas "Adorável Psicose" e "Papo de malandro", "Tudo é possível - com Ana Hickman", "Agora é tarde" e "The noite". Ganhou o prêmio de melhor ator em 2009, no festival internacional de teatro de Brasília. É revelação do humor brasileiro em 2014 pelo Risadaria (maior festival de humor da América latina).

THIAGO OMENA
Atuou em vários espetáculos teatrais, importantes, destacando-se entre eles: O Resgate de Roseline Brow - o musical (2007/08); Opera do Malandro (2010); Torrenegra (2009/2014); Dias Difíceis (2014), Era só uma poeira nos olhos - o musical (2014). No cinema participou dos curtas "A dois passos do paraíso" (2008), Desnuda (2009), Tempos Difíceis (2009), do longa "PEGT" (2014) e fez participação no seriado "Os Esperientes" O2 Filmes. Também é ator em comerciais e vídeos publicitários. É ator fixo da Cia. Cenaberta de Teatro.

A DIREÇÃO:
ANA ISABEL FRIEDLANDER (Diretora)

Coordenadora de Cultura no SESC Tocantins desde 2006, onde promove ações culturais para as Artes Cênicas, Artes Visuais, Cinema, Literatura, Música e Biblioteca. Ana é diretora teatral desde 1997, foi diretora e dramaturga, responsável pela Cia. de Teatro 2D (1998/2000). Já dirigiu mais de 15 espetáculos em São Paulo-SP, Guarulhos-SP e Palmas-TO. Foi diretora de importantes trabalhos dos grupos:Troupe Naika; Cia. Súplicas; Celestes; Cia. Bam-Bolou-Bolê; Cia. Cenaberta de Teatro. É a criadora e diretora da Diversa Produções do Tocantins, onde realiza trabalhos voltados para capacitação teatral, produção de espetáculos e palestras culturais. É Diretora fixa da Cia. Cenaberta de Teatro.






BELL GAMA (Assistente de Direção)


Atriz e produtora cultural atuou em vários espetáculos teatrais, com destaque para: Tupy or Not Tupy (2002/2004); O Resgate de Roseline Brow - o musical (2007/2008); O assalto (2011); O político (2012) e Dias Difíceis (11/14). No cinema participou dos curta: Cheque ou mate (2007), Tempos Difíceis (2010) e O som de lá (2013). Além de comerciais e vídeos publicitários. É atriz fixa da Cia. Cenaberta de Teatro, onde também realiza produções culturais e direções teatrais.









A PRODUÇÃO:


Juliane Almeida


Formada em Comunicação Social pela Universidade de Brasília – UnB em 2008. Há mais de uma década atua em comunicação e cultura. Trabalhou junto às iniciativas pública e privada e junto ao terceiro setor. É Conselheira da Cia CENABERTA desde 2011. Atualmente, é também diretora da Jubalina Produções. No teatro, destacam-se os seguintes trabalhos: produção de temporada “Adubo ou a sutil arte de escoar pelo ralo” e “O Rinoceronte” (Espaço ECCO, Brasília, 2006 – Grupo Universitário Candango - TUCAN); projeto e assessoria de comunicação de “Seu Quirino e As cartas para Tereza” (Teatro do SESC, Palmas, 2011 – Sabrina Fittipaldi & Gil Doliath); projeto e assessoria de comunicação de “É só uma poeira no olho”(Theatro Fernanda Montenegro, Palmas, 2014 – Centro de Imagem e Som - CIM); e, atualmente, a produção executiva de TORRENEGRA (Theatro Fernanda Montenegro, Palmas, 2014 – Cia CENABERTA). 



SINOPSE







Talvez por ganância pura ou talvez por causa de um amor incondicional, um trio de bandidos realiza o maior assalto da história e estão plenamente convictos de terem executado um plano perfeito. Para "esperar a poeira baixar", eles se refugiam no subsolo de uma casa. E daí ficam presos no esconderijo, sem saída, fadados a morrer no refúgio que planejaram? 

Quando o futuro é um tanto improvável, os homens começam a ver o passado e a reviver outro tempo, outro espaço. Ou criam laços ou apertam nós. Uma deliciosa viagem à guisa de humor nervoso.


FICHA TÉCNICA

Texto: Wilson Fumoy

Direção: Ana Isabel Friedlander
Assistência de Direção: Bell Gama
Elenco: Kaká Nogueira, Paulo Vieira e Thiago Omena
Iluminação: Ana Isabel Friedlander
Figurinos: Maíra Belline
Cenário: Renato Moura
Sonoplastia Exclusiva: Antônio Carlos Vena e Fábio Geriz
Produção executiva: Juliane Almeida


Produção:

Realização e produção:
Ascom Cenaberta